Inspirando-se no melhor, compreendendo o pior

 

Porque a relação profissional da saúde-paciente vai além dos consultórios e hospitais e se coloca como uma questão da sociedade, o documentário-conferência Por trás do Jaleco Branco tem como objetivo criar uma reflexão mundial, enriquecida pela diversidade das nossas sociedades.

 

 


A relação entre o profissional da saúde eo paciente, e as suas implicações nas sociedades

 

Assim como um templo grego, nossas sociedades são sustentadas por muitos pilares, como, por exemplo, a Justiça, a Educação e a Saúde. Assim comoos juízes estão para a Justiça e os docentes para a Educação, os profissionais da saúde são a base mantenedora dos pilares da Saúde.

 

Mas o que acontece quando, em muitos países, mais da metade dos profissionais da saúdeacabam entrando em depressão durante as suas carreiras, sofrendo Síndrome de Burnoutou até mesmo, nos casos mais graves,suicídio?

 

É inegável que o sofrimento dessesprofissionaisenfraquece perigosamente este pilar fundamental que é a Saúde. É importante compreender que essa fragilização se repercute em outros pilares da sociedade, pelo simples fato de que todos nós somos pacientes, do nascimento até o fim de nossas vidas.

 

Consequentemente, a generalização do sofrimento entre os cuidadores desestabiliza a nossa sociedade como um todo.

 

 

communauté-internationale

Por Trás do Jaleco Branco



"Será que a relação entre o profissional da saúde e o paciente deveria ser considerada um santuário vital, criando assimum quadro que limite a degradação das condições de trabalho e a depressão desses profissionais?"



          Nunca imaginaríamosque tantos profissionaisteriam a necessidade de expressar o seu mal-estar por uma falta de proteção da relação com seus pacientes. Sem proteção, a relação profissional-paciente foi deixada em segundo plano, abrindo lugar para outras prioridades, tais como: a rentabilidade do trabalho,a desumanização do ato médico, o uso excessivo de tecnologia nas práticas médicas, os processos administrativos cada vez mais numerosos, uma montanha de horas-extra e uma pressão cada vez maior sobre os profissionais, justificada por uma visão a curto-prazo da economia da saúde.

 

 

André SIMONNET e Julia GUDEFIN

Autores do documentário-conferência

 


A relação profissional da saúde-paciente e a saúde mental desses profissionais


 De 2012 a 2019: 7 anos de escrita e de filmagem

 

Uma pesquisa destinada a despertar uma reflexão mundial sobre a importância e a complexidade da relação profissional da saúde-paciente e sua influência nas condições de trabalho e na saúde mental dos profissionais.

 

Uma pesquisa desenvolvida mundialmente com o apoio de profissional da saúde, estudantes, universidades, políticos e pacientes. Em outras palavras, a realização do documentário-conferência Por Trás do Jaleco Branco foi feita usando como ferramenta a inteligência coletiva.

 


A relação profissional da saúde-paciente e falecimento do paciente


As temáticas

 

Principais temas do documentário-conferência:

  • Condições de trabalho
  • Mal-estar – Depressão – Síndrome de Burnout – suicídio
  • Falecimento do paciente
  • Empatia, o equilíbrio certo
  • Da idealização ao cinismo
  • Experiências marcantes
  • Formação médica


Diversidade de culturas, diversidade de encontros

 

Realizamos uma série de entrevistas com profissionais da saúde, professores de faculdades, estudantes e políticos que nos fornecem suas experiências e suas visões da relação profissional da saúde-paciente. Assim,eles compartilharam conosco as suas convicções,a importância dessa relação e a necessidade de protegê-la, a fim de garantir melhores condições de trabalho e de defender a saúde não só dos pacientes, mas também dos próprios trabalhadores da área da saúde.

 

Cada entrevista é enriquecida por questões interativas feitas por estudantes e pacientes de todo o mundo.

 

 


Conferências nos quatro cantos do mundo

 

A fonte da riqueza dessa reflexão mundial, o documentário-conferência Por Trás do Jaleco Branco, é promovido, principalmente, nas faculdades de medicina e, de modo geral, nos polos de educação da saúde sob a forma de conferência-debate, a fim de sensibilizar os atuais estudantes, profissionais de amanhã, sobre a importância e a complexidade da relação profissional-paciente e sobre a sua influência na saúde mental e nas condições de trabalho do médico.

 



 

Participe você também!

 

Você tem alguma pergunta que gostaria de fazerpara um profissional da saúde? Em que país você gostaria que ela fosse feita?

França, Cuba, China, Iran...?

 

Participe dessa ação mundial filmando as suas perguntas e enviando-as aqui.

 

As suas perguntas serão traduzidas para serem feitas aprofissionaisde todo o mundo.

 

Ao final de cada entrevista, serão apresentadas ao cuidador duas perguntas selecionadas. As respostas serão filmadas e editadas para o documentário-conferência.

 

Seja você brasileiro, francês, russo, etc., você poderá participar da entrevista, fazendo perguntas a profissionais da saúde na China, na Índia, no Iran... Enfim, em todos os lugares que irmos.

 


 

Ao seu encontro

 

Em cada país, instalaremos o nosso equipamento para as filmagens na entrada das faculdades de medicina e das escolas de educação da saúde, para conectar os estudantes com profissionais de outros cantos do mundo, filmando suas perguntas.

 

 


Special thanks to :